Entenda a Relação Entre a Ingestão de Água e a Saúde Renal

Especialistas e médicos indicam a ingestão de água regularmente.

Você sabia que o corpo humano pode durar semanas sem comida, mas apenas dias sem líquido? Pois é, a água é o fluido recomendado para satisfazer a sede – e é uma escolha da natureza. Portanto, não deixe-a de lado.

Doença renal

A doença renal crônica, que é uma das doenças mais comuns enfrentadas pelas pessoas, afeta aproximadamente 10% da população em todo o mundo. 

E como ela é causada? A doença renal é causada principalmente por hábitos não saudáveis como comer muita “besteira”, tabagismo, ter histórico da doença na família e, além disso, pressão alta.

Sendo assim, a única maneira de manter seus rins saudáveis ​​é bebendo água suficiente e, é claro, mudando para um estilo de vida saudável com a prática de atividades físicas, por exemplo.

Continue acompanhando o artigo para para descobrir e entender melhor a relação entre ingestão de água e saúde renal.

Como a água potável ajuda os rins?

A água ajuda os rins a remover resíduos do sangue na forma de urina. Além disso, manter-se hidratado também “abre” os vasos sanguíneos, ajudando assim o sangue a circular livremente para os rins e também a fornecer nutrientes essenciais. 

Quando você está desidratado, fica difícil para os rins remover os resíduos e consequentemente dificulta o funcionamento adequado do organismo. Mesmo uma desidratação leve pode cansá-lo e prejudicar o funcionamento do seu corpo. 

Além disso, a desidratação grave leva a sérios danos nos rins, e é por isso que é importante beber bastante água e exercitar-se com regularidade, especialmente se você mora em áreas quentes e úmidas. 

Afinal, os rins regulam o fluido no corpo e caso ele esteja com pouca água, infelizmente poderá levar você a ter pedras nos rins e outros problemas mais graves. Por isso, não deixe de ingeri-la regularmente.

Oito copos de água não devem ser a referência

Um mito comum em que muitas pessoas acreditam é que precisam beber oito copos de água por dia. 

Porém, a verdade é que não existe uma regra rígida dizendo que você deve beber 8 ou mais copos de água diariamente. 

Isso porque a quantidade de água que você precisa beber depende de muitos fatores, como condições climáticas onde você vive, atividades físicas que pratica e peso corporal.

Evite beber muita água

Isso é mais aplicável a atletas de resistência, como maratonistas. Eles podem tender a beber quantidades excessivas de água, o que pode diluir o nível de sódio no sangue. 

Tal ação pode resultar em uma condição perigosa conhecida como hiponatremia ou retenção de água.

Mas é claro que isso não ocorre apenas com maratonistas, pois muitas pessoas pensam que “quanto mais água beber, melhor”, mas como já dizia o ditado “tudo em excesso faz mal”. Portanto, tenha cautela.

Considerações finais 

Beber a quantidade certa de água é a única maneira de manter os rins saudáveis ​​e prevenir doenças. 

Além disso, certifique-se de beber água na quantidade certa e purificada para remover as impurezas presentes na água (caso contrário, poderá levar a várias doenças sérias – como amebíase, cólera, hepatite, leptospirose, entre outras). 

Sendo assim, invista em um bom purificador de água, pois em sua fabricação são utilizadas tecnologias de purificação para remover contaminantes e adicionar os minerais essenciais que são perdidos.

Dessa forma, você terá uma vida mais saudável, assim como seus rins!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *