Saiba como e quando lavar as roupinhas do recém-nascido

Após finalmente escolher o enxoval do bebê e a saída de maternidade, uma dúvida costuma surgir em relação a esses itens: como lavar as roupinhas do recém-nascido? Por isso, neste artigo vamos explicar para você como fazer isso, sem ter dor de cabeça. Confira!

Quando lavar?

A lavagem das roupinhas é indicada antes mesmo de vesti-las no pequeno, além disso, inclua as toalhas, fraldas, fronhas e os lençóis na higienização, pois estes itens (mesmo novos) podem conter ácaros, fungos ou poeira, que afetam a saúde do bebê.

Isso porque a pele de um recém-nascido é bastante sensível e vulnerável a alergias, assaduras e dermatites. Portanto, é fundamental ter cuidados neste momento.

A sugestão para começar a lavagem de todo o enxoval é a partir do sétimo mês de gestação, assim tudo fica pronto, limpinho, mesmo em caso de imprevistos.

O que lavar?

  • Roupinhas;
  • Meias;
  • Toalhas;
  • Fraldas;
  • Luvas;
  • Gorros/Toucas;
  • Lençóis;
  • Fronhas;
  • Sacos;
  • Tudo que tiver contato com a pele do bebê.

Como lavar?

Separe uma bacia, um balde e escolha um sabão de coco ou neutro (com pH menos ácido e com índices baixos de aroma na composição). Evite produtos químicos, alvejantes, amaciantes, removedor de manchas e sabão em pó comum, também não se esqueça de separar as roupinhas do restante da família e de retirar as etiquetas para evitar incômodos ao pequeno.

Para peças mais delicadas, escolha a lavagem a mão. Deixe as roupinhas de molho na bacia cerca de 15 minutos com o sabão adequado e enxague muito bem para que os resquícios do produto não fiquem no tecido. Preste bastante atenção nessa parte e depois de todo o processo coloque-as no varal para secar.

Além disso, você também pode lavá-las e secá-las na máquina, pois é uma maneira mais rápida, eficiente e útil nos dias de hoje. Não esqueça de lavá-la (ciclo de lavagem) antes de colocar as roupinhas e não misture peças brancas e coloridas.

E caso a roupinha fique com um cheiro muito forte de sabão depois de lavada, talvez seja preciso realizar uma nova limpeza, pois o produto pode ter ficado em excesso na peça e isso incomodará o bebê.

Outro ponto após a lavagem é passar as roupinhas. Coloque-as do avesso e utilize o ferro para passar, assim você pode matar qualquer bactéria que ainda esteja no tecido. Depois dobre tudo e guarde organizadamente.

Vale ressaltar que os recém-nascidos costumam se sujar bastante, então provavelmente haverá um grande número de roupinhas para lavar durante os primeiros meses.

Veja abaixo vídeo de como lavar as roupas do bebê com o Dr Bactéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *