Quais as Causas e Cuidados Para Unhas Fracas

Suas unhas se quebram facilmente? Você não consegue manter suas mãos com unhas longas e bonitas, como gostaria?  Saiba que esse problema é mais comum do que se imagina e atinge a maioria das mulheres, mas não se preocupe. Neste artigo você fica sabendo Quais as Causas e Cuidados Para Unhas Fracas.

Quais as Causas e Cuidados Para Unhas Fracas

Quais as Causas e Cuidados Para Unhas Fracas

  • Má alimentação: As unhas são formadas pela proteína queratina e necessitam de vitaminas e minerais, para sua formação, crescimento e reparação. Uma dieta pobre desses nutrientes faz com que as unhas sejam fracas, quebradiças e afetam o crescimento.
  • Produtos químicos: Produtos como o detergente, cândida e outros, são agressivos a saúde das unhas e prejudicam suas matrizes, muitas vezes corroendo e desgastando, deixando – as quebradiças e finas.
  • Acetona: A substância da acetona é prejudicial a saúde das unhas, se repararem, ao remover o esmalte das unhas, ela fica esbranquiçada, pois o produto é muito forte.
  • Hábitos: Digitar, abrir potes ou latas e roer as unhas, força suas matrizes e desgastam as pontas.
  • Doenças: Quando as unhas são muito fracas e com manchas, o problema pode estar associado a algumas doenças, como exemplo, anemia, má circulação, diabetes e problemas com tireóide.

Cuidados

  1. Consuma alimentos para unhas fracas ricos em proteína, vitaminas A, B, C e E, minerais como ferro e zinco.
  2. Troque a acetona por removedores de esmaltes à base de óleos.
  3. Use luvas de silicone ou borracha para realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos, como exemplo, lavar louças.
  4. Não use as unhas como objeto para abrir potes, digitar. Acabe com o hábito de roer unhas, carregue na bolsa um chiclete ou bala, para mascar quando estiver nervoso.
  5. Deixe as unhas ao menos dois dias sem esmalte ou unhas postiças, para que elas tenham tempo para respirar e se recuperarem.
  6. Use fortalecedores de unhas (casco de cavalo), antes de realizar a esmaltação. Você pode criar o seu próprio fortalecedor, basta picar um dente de alho, colocar no vidrinho de uma base comum e depois usar como de costume.
  7. Se uma unha quebra, jamais cole. Lixe ou corte de imediato, para evitar maiores estragos.
  8. Faça uso de cremes hidratantes ou ceras específicos para unhas, na hora de dormir.
  9. Você pode complementar a dieta com suplementos a base de biotina para unhas fracas.
  10. O melhor formato para unhas fracas e quebradiças é o arredondado ou amendoado. Esse modelo evita que as unhas quebrem com facilidade, inclusive nas laterais.
  11. Não deixe as unhas submersas em água por um longo período de tempo, pois, elas absorvem o líquido, ficam moles e fracas. Atente – se também a temperatura, banhos muito quentes prejudicam a saúde das unhas, pele e cabelos.
  12. Beba ao menos dois litros de água por dia. Por mais que pareça óbvio, a hidratação é fundamental para o funcionamento de todo organismo.

Em alguns casos, mesmo seguindo as dicas Quais as Causas e Cuidados Para Unhas Fracas, os problemas com unhas podem continuar. Nesta situação o ideal é uma consulta com o médico dermatologista.
Como estamos falando de beleza e cuidados, veja também Dicas Para Hidratar os Cabelos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *