Os principais cuidados com idosos

Quem está na terceira idade sabe que nesse período da vida as coisas não são tão fáceis como antigamente, há certos problemas e vulnerabilidades, e por isso é importante ter alguns cuidados.

E quais seriam esses cuidados? A partir de agora você irá conferir!

Alimentação e atividades físicas

A alimentação na terceira idade deve ser equilibrada, ou seja, precisa conter frutas, verduras, legumes, grãos, leite, sucos naturais e bastante água.

Além disso, é necessário estimular a prática de atividades físicas para que o idoso mantenha a saúde em dia e não sofra com o sedentarismo e doenças, como obesidade, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas.

Higiene

Outra questão relevante é relacionada a higiene, por exemplo, ao tomar banho o idoso pode escorregar ou cair, por isso recomenda-se supervisionar os banhos ou instalar barras de apoio no banheiro.

Além disso, é necessário ficar atento a higiene bucal (que se não for bem feita pode causar diversos problemas, inclusive na hora da alimentação) e a limpeza no geral, pois caso o idoso use fraldas é preciso trocar as fraldas sempre que necessário.

Segurança

Em casa, é essencial manter os objetos e móveis em lugares certos e organizados, pois se estiverem espalhados podem causar acidentes e quedas. Além disso, tapetes e pisos molhados podem ser arriscados.

Dessa forma, o ideal é que tenha tapetes e pisos antiderrapantes nos cômodos e também que os ambientes sejam bem iluminados, principalmente escadas e corredores.

Medicamentos

Uma pessoa idosa costuma ter em sua rotina o uso de medicamentos. Logo, é fundamental prestar atenção para que os remédios sejam tomados na hora certa e na quantidade correta.

Ainda nesse ponto, vale lembrar a necessidade de consultas médicas regularmente para verificar como anda a saúde do idoso, se houve alguma mudança na saúde ou nos remédios.

Ajuda

Por fim, é fundamental que o idoso tenha ajuda de familiares, amigos e colegas, seja para auxiliar na segurança, saúde, alimentação e outras necessidades diárias.

E como sabemos, muitas pessoas passam grande parte do dia fora de casa, principalmente por causa do trabalho. Portanto, caso não haja tanto tempo para ajudar de perto, é possível buscar um residencial para idosos, onde a pessoa terá todo um tratamento e cuidado profissional para viver bem e sem grandes problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *