Como manter um relacionamento – conheça 7 dicas

Muitas pessoas, no começo de uma relação que está indo bem, esquece que as coisas futuramente podem dar errado, e tardar a pensar em soluções pode prejudicar seriamente a relação. Você vai conhecer 7 dicas para manter uma relação antes mesmo de os problemas virem.

Como manter um relacionamento – conheça 7 dicas

  1. Identifique situações que possam vir a ser problemáticas. Não é tarefa fácil, mas abrir os olhos para o que acontece na relação pode salvá-la. Isso deve começar desde o início da relação.
  2. A segunda coisa, uma vez que você tenha encontrado as situações-problema, é buscar as soluções com base na sua experiência. Vale pedir conselhos para pessoas confiáveis. É muito importante que se tenha cuidado ao escolher as pessoas com quem vai dividir seus problemas.
  3. Se mesmo assim as coisas piorarem, exponha calmamente a situação para a pessoa, lembrando de ser assertivo, isto é, explicando como você se sente. Lembre-se de equilibrar o falar com o escutar. A pessoa certamente tem algo para dizer. Essa dica talvez seja necessária ser feita antes da anterior. Um bom e duradouro relacionamento evita a superficialidade. É através do conhecer profundamente que se evita o desgaste na relação.
  4. A partir do momento em que você entender a visão da outra pessoa e expor a sua, poderão juntos pensar em alguma solução. Inibir o outro de opinar ou então menosprezar as opiniões dele podem fazer com que ele se sinta desvalorizado. Se você procurou este artigo, não deve querer que isso aconteça.
  5. Saiba pedir desculpas, mas acima de tudo, saiba fazer tentativas de não errar da mesma forma. Com tantos novos erros para serem cometidos, por que errar do mesmo jeito dezenas de vezes? Errar permite a evolução; ter consciência do erro e persistir na mesma tentativa de resolução é esperar que um elefante bote ovos.
  6. Se a coisa estiver muito mais séria, pense na ideia de buscar ajuda profissional. Há vários psicólogos especializados em problemas de relacionamento. Lembre-se que buscar ajuda não é se rebaixar, mas sim deixar de aceitar que os problemas te engulam. Pode parecer difícil no começo, mas pense no quanto está disposto a sacrificar para manter a relação.
  7. A última dica talvez só deva ser realizada caso as anteriores falharem. Se trata de dar um tempo. A ideia deve ser conversada; não adianta se afastar da pessoa sem nem explicar o porquê. Alguns relacionamentos se tornam ainda mais firmes depois de alguma distância e espaço para aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *