Começando uma atividade física

Se você clicou neste artigo, acredito que esteja pensando no primeiro passo para iniciar aquela tão adiada atividade física, e até mesmo por onde começar, quais as opções para que possa ver qual melhor te chama atenção e esteja disposto (a) a começar.

Ótimo! Esse já é um primeiro passo na melhora da sua saúde, e estamos aqui para te ajudar a escolher pelo menos uma atividade que irá mudar o seu hábito sedentário e tornar sua rotina mais prazerosa, saudável e disposta.

Por que é importante praticar uma atividade física?

Vamos revisar os pontos básicos que provavelmente seu professor de academia, educação física ou seu médico já tenha apontado. A prática de atividade física está ligado a melhora tanto mental quanto propriamente física.

Elas contribuem para a socialização do indivíduo, melhora do seu bem-estar, prevenção a doenças, por exemplo, cardíacas, como também torna seu corpo mais saudável e esculpido.

Por onde começar?

 

É provável que exista alguma aptidão em você, alguma atividade que possa facilitar a prática de atividade física. Algo que motive e que você pegue gosto a ponto de ficar ansioso (a) para chegar aquele horário. Pode ser uma luta, puxar ferro, dançar ou até mesmo um esporte.

Para tentar te ajudar, listamos algumas atividades que possa ser o ponta pé inicial para o início da sua rotina fitness.

Lutar Jiu jitsu

O Jiu jitsu é uma modalidade de luta que ficou popularizada no Brasil, devido a família Gracie. Uma das famílias mais tradicionais no Jiu jitsu. Com o uso de um kimono jiu jitsu, os oponentes tem como objetivo imobilizar o adversário como forma de vencer o combate.

Neste tipo de luta, não é permitido soco, chutes, cotoveladas ou outro tipo de agressão. Aqui a técnica faz toda a diferença, além dos esforços e força exigidos para derrubar seu oponente. Você verá os benefícios, como perda de peso, tonificação dos músculos e sensação de bem-estar.

Dançar

Todos gostam de escutar algum tipo de música, não é verdade? Mas você também pode dançar. É uma das atividades mais prazerosas e estimulantes. Além dos seu vários ritmos que permitem chegar ao seu gosto pessoal, a socialização, amigos que faz na dança pode se tornar um hábito relaxante depois daquele dia estressante.

A dança por ser dinâmica permite vários benefícios, como Aumentar a freqüência cardíaca, o que ajuda a bombear mais sangue ao corpo, melhora a flexibilidade, coordenação, te deixa mais confiante, além de outras vantagens, exemplo, bem-estar físico e mental.

Aqui o negócio é encontrar aquele ritmo que te contagie. Faça aulas gratuitas que muitas academias oferecem, você pode encontrar sua nova paixão.

Andar de bike

Andar de bicicleta é quase que terapêutico! A sensação livre, vento no rosto e admirar o ambiente, faz com que andar de bicicleta não tenha caído no esquecimento. Conforme você vai colocando trajetos e superando, seu corpo vai criando resistência e você colocando trajetos cada vez mais longos.

Além dos benefícios de saúde, como tonificar músculos, melhorar a circulação sanguínea, você também tem a sensação de bem-estar, a sensação de evolução e de estar sempre se desafiando.

Em SP, por exemplo, há diversas ciclovias que permitem andar de forma mais segura, e também encontrar novas pessoas com este mesmo hábito.

Então, tire aquele pó da sua bike ou alugue uma, e vá para a rua!

Conclusão

Demos 3 primeiras opções em territórios distintos para que possa escolher aquele que melhor lhe agrada. Mas não se prenda nesses três. Se interessou por luta, mas não curtiu Jiu jitsu? Sem problemas! Você pode escolher outras como judô, capoeira, Muay Thai, boxe e outras.

Na dança você tem diversas alternativas, desde o samba rock ao sertanejo universitário. Encontre o seu ritmo.

Não sabe andar de bicicleta? Essa é a oportunidade de aprender, nunca é tarde! Mas você também tem outras opções mais street, como caminhada ou até mesmo uma corrida.

O importante é deixar o sedentarismo de lado e começar a atividade física!

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